PESQUISE...

domingo, 3 de maio de 2009

Currículo

Maria Gabriella Federico nasce no Cairo, capital do Egito, a 30 de março de 1961, onde permaneceu até 1964, para depois fixar residência em Roma - Itália até 1996.

Após concluir o Liceo Scientifico Egisto Tozzi, em 1979, frequenta, no ano de 1980, o Liceo Artistico Donatello, na Piazza Cavour. No mesmo ano, diploma-se no Liceo Artistico Statale.

Entre 1981 e 1982, especializa-se e leciona Decoração em Cerâmica no Studio Rossi, localizado na Via Monti della Farina, 64 - Roma.

No ano de 1983, leciona Artes Aplicadas no Istituto Santa Severa, na Scuola Santa Maria Della Consolazione.

Entre 1984 e 1986, Gabriella pratica Fotografia Profissional sendo assistente dos fotógrafos Lorenzo Allisio e Roberto Granata. Fotografa 'Alta Moda Romana', 'Lancetti', 'Pitti Firenze' e 'Composit'. Faz 'Still Live' em Baci da Roma e fotografa ainda 'Alta Moda Noiva' para as grifes Norma, Pieralisi e Lê Garçon.

Em 1987, inicia seus trabalhos de restauração no Atelier Daniela Del Francia, onde executa restauros em:
  • Afrescos e acabamento de um portal do século XVIII, em Corso Vittorio, 173 - Roma;
  • Afrescos do século XIX, na Via Cavour, 44 - Roma;
  • Esculturas de madeira, entre as quais, um 'San Michele' do séc. XVIII, medindo l,80m de altura junto com 'Nª Sª' de l,00m da mesma época, ambos vindo da Sicília;
  • Molduras e poltronas do séc. XVI;
  • Executa, pela Secretaria de Cultura da cidade de Torino, a restauração de quatro esculturas de mármore no jardim interno do Palácio Real de Torino;
  • Especializa-se em Douração a Folha de Ouro e Micro-jato de Areia.
No ano de 1990, inicia L'Accademia Del Supérfluo de Roberto Lucifero, em Roma. Diploma-se como restauradora com novas especializações, em Falso Mármore, Douração e Decoração. Na Academia foi grande colaboradora em restaurações externas em afrescos e pinturas especiais nas inúmeras habitações romanas e no próprio interno da academia, restaurando móveis, esculturas e molduras.

Em 1993, vem pela primeira vez para o Brasil e organiza uma exposição de Arte Moderna no Bairro Santa Teresa. De regresso a Roma, inicia seus trabalhos com mais autonomia, sem vínculos com escolas ou academias, e por conta própria restaura uma parte em mármore da Igreja San Giuseppe Dei Falegnami, na Via Dei Fori Imperiali em Roma. Dá segmento à restauração do teto do Palácio da Democracia Cristã na Piazza Del Gesú. Restaura a guarda, em ferro, no interior do Acquário de Roma e afrescos do século XVIII em Via Tácito. Em Roma, seu trabalho segue geralmente com afrescos para residências particulares, mas neste período viaja para várias cidades da Itália restaurando imagens sacras, pinturas e molduras.

Em novembro de 1996, retorna ao Brasil, viaja para São Paulo e restaura uma série de imagens em madeira do século XVIII.

Em 1997, fixa residência na cidade gaúcha de Santa Maria. Abre um atelier de restauração chamado Artefatto. Trabalha com inúmeras peças de arte antigas e restaura para um dos mais renomados antiquários da cidade, de propriedade do Sr. José Vicente Righi.

Em 2000, retorna ao Rio de Janeiro para restaurar, a convite da Secretaria de Cultura do município, dois painéis de azulejos com 19 metros quadrados cada, na Escola Municipal Estados Unidos. No mesmo ano viaja para Vitória (ES), onde restaura algumas pinturas a óleo e molduras para clientes particulares. Antes de retornar para o extremo sul do país, permanece por três meses na cidade paulista Pindamonhangaba, restaurando cinco imagens sacras: três esculturas de madeira e duas de gesso, para o Arquiteto Ney Marcondes.

Gabriella viaja para Roma em 2003 e ao retornar no ano seguinte, em 2004, fixa residência em Fortaleza (CE), onde continua seus trabalhos para clientes privados.

Em 2006, viaja para a cidade do Crato, região do Cariri, restaurando para a Catedral da Sé, quatro imagens sacras do ano de 1920: 'Nª Sª da Penha com São Simão e um jacaré na base', medindo 1.90m de altura, em madeira policromada; 'São José', 'Nª Sª do Sagrado Coração de Jesus' e 'Santa Margarida a La Coque' em gesso com tamanho natural.

No mesmo ano, retorna à cidade de Missão Velha e restaura uma imagem sacra de 'S. José' com 1.75 m em gesso do séc. XX, pertencente à Igreja Matriz, e leva para restaurar em Fortaleza:
  • Duas esculturas da cidade de Mauriti: 'Nª Sª da Conceição', em madeira policromada do séc. XIX de estilo clássico e origem Brasileira, pertencentes à Igreja Matriz e 'Santana', em madeira policromada do séc. XVIII, pertencente à Igreja de Santana;
  • Duas esculturas da cidade do Crato: 'Nª Sª da Conceição', do séc. XVI e 'Menino Jesus em pé sobre uma base de madeira dourada a folha', do séc. XVIII, ambas em madeira policromada, pertencentes ao acervo particular do Bispo D. Fernando Panico, Bispo da Diocese do Cariri;
  • E uma escultura da cidade do Crato: 'Nª Sª da Conceição', em madeira policromada do séc. XIX em estilo barroco, pertencente ao acervo particular do Pe. Francisco Edmilson, pároco da Catedral da Sé.
Em 2007, retorna à cidade do Crato e restaura mais uma imagem sacra de 'Nª Sª da Penha', em madeira policromada do séc. XVIII, pertencente à Catedral da Sé.

Em 2008, fixa residência em Crato e restaura 'Cristo Morto', uma escultura policromada com 2.02 m, feita num tronco único de cedro com braços móveis, que se acreditava ter 70 anos mas que Gabriella descobre ser do séc. XVIII durante o processo de restauro, e ainda uma douração a folha de ouro nos relevos da 'Cadeira Episcopal', ambas pertencentes à Catedral da Sé. No mesmo ano, restaura doze esculturas em gesso do séc. XX, provenientes da França, e pertencentes à capela do Hospital de São Francisco de Assis.

Em agosto de 2008, abre o Olhar Casa das Artes, um espaço cultural que tem como missão divulgar e profissionalizar artistas da região do Cariri e promover a arte em geral como ferramenta de terapia ocupacional e de desenvolvimento individual e coletivo. Desde a abertura do Olhar, restaura diversas esculturas e imagens sacras, em madeira policromada e gesso, dos sécs. XVIII, XIX e XX, expondo todo o processo de restauro ao público e aos meios de comunicação, como proposta de intercambio cultural e sensibilização para o valor do patrimônio histórico e cultural da região.

Em Janeiro de 2009, é aprovado o projeto de restauração de 11 imagens sacras, 2 oratórios e 1 sacrário, pertencentes ao acervo histórico do Museu Vicente Leite, na Praça da Sé em Crato, para o qual é nomeada Restauradora Responsável.

Ainda este ano, leciona no curso de Restauração em Gesso, na sede cultural do Banco do Nordeste, em Juazeiro do Norte.