PESQUISE...

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

PALESTRA NA UFC- CAMPUS DO CARIRI- JUAZEIRO DO NORTE-CE


Lucélia Mara e Gabriella Federico

Agradecimento especial a Lucélia Mara Serra e seu mais nobre e fiel colaborador Alexandre.

Precisava encontrar mais que uma razão para que “preservar” tivesse um significado. Perguntava-me: preservar o que, por quê? Mas, a dificuldade não foi essa, só depois quando se pensa quanto seja importante preservar arte de todas as formas, é que se encontra uma estrada reta cheia de estradas laterais e ás vezes becos sem saídas.



Podemos começar dizendo que restaurar tem que ser para preservar. Que? Arte, a inspiração que teve para alcançá-la, porque através dessa arte sempre sincera nos traços, nas cores, na intensidade, se encontra a influencia que teve o artista no momento, na época que a criou.


Até aqui nada de novo, todo mundo sabe disso o que eu acho e que: Precisamos utilizar estes argumentos, para identificar e criar definitivamente uma união de todas as influências históricas que a arte teve, nas varias regiões do Brasil para que cada brasileiro identifique a identidade do seu pais, se sinta só brasileiro, identidade data  das influencias dos seus antepassados de outras culturas, mas modificadas e por isso únicas. E assim e só assim o Brasil terá uma identidade confirmada, própria, como o seu idioma, o seu traço na arte virá sempre mais a ser somente dele e o país terá mais força e organização, se identificando através da preservação das artes, antiga e moderna e sendo um só.

Restaurar é ter consciência dos atos, responsabilidade das conseqüências de um gesto.

IGREJA SÃO FRANCISCO - JUAZEIRO DO NORTE-CE